Pense nisto!
Imagine... Se tivéssemos o poder de parar o tempo neste instante, você teria em sua casa (leitor) uma caixa de água cheia, pois, existe uma válvula que permite a reposição constante mantendo um nível praticamente permanente. Quantos litros de água você tem em sua caixa de água? 500, 1000... Ou mais.
Quantas pessoas moram em seu Bairro ou setor? Cada um deles também tem uma caixa cheinha de água, não é mesmo? Desta forma se parássemos o tempo, teríamos a sua caixa e mais as caixas de água de todo o seu setor, completamente cheias, não é mesmo? Quantos habitantes têm sua cidade? Digamos hipoteticamente é claro, que tem um milhão de habitantes e cada família é composta por quatro pessoas, poderíamos deduzir que existem duzentos e cinqüenta mil residências, não é mesmo? (isto levando em consideração apenas as residências) se em cada uma destas residências, tiver uma caixa de água de quinhentos litros, no instante em que pararmos o tempo teremos exatamente cento e vinte e cinco milhões de litros de água, que naquele exato momento, não estarão sendo utilizados nem tão pouco participando de seu ciclo na natureza, pois, estarão dentro da caixa, de certa forma, até mesmo seqüestrados.
Imagine que a cada dia centenas de novas residências são construídas, então observe que centenas de litros de água estarão sendo guardado (sendo retirado da natureza neste exato momento) se levarmos em consideração, que nós não fabricamos a água e continuamos sempre aumentando o numero de pessoas que necessitam de manter certo estoque de água, certamente provocaremos, um desequilíbrio em nosso estoque recursos hídrico na natureza, ou seja, haverá um momento em que a quantidade de água em nossas caixas será maior que a disponível na natureza, e ai?
Não quero com este texto julgar mérito e sim fazer um questionamento sobre a falta de água a qual nos deparamos e tentamos atribuir a vários fatores, como por exemplo: desmatamento, efeito estufa, etc. entendo, que grande parte da água que esta faltando em nossos rios e córregos estão na verdade em nossas caixas de água ou outro meio de armazenamento. Quanto maior o numero de pessoas usando caixa de água, menor será a quantidade na natureza. Lembra de quando eu disse no inicio do texto “IMAGINE”, pois bem, estale os dedos. O tempo parou! Se você devolver a água que esta nos diversos reservatórios para a natureza, certamente terá rios e córregos com água em abundância novamente.
Ao discutirmos o problema da falta de água em nosso planeta, precisamos ter a consciência, de que entre os diversos fatores apontados diariamente, está o seqüestro da água que acontece de forma natural, e não se vê um levantamento estatístico que neste sentido permita uma análise com o objetivo de minimizar o impacto na natureza.
Pense nisto.
Zé Carlos
Enviado por Zé Carlos em 25/07/2009
Alterado em 25/07/2009